Todas as Novidades




Ultimas Notícias

Herpes simples

  Um problema muito frequente e que causa grande incomodo, principalmente entre os jovens, é o herpes simples. Ele é uma doe(...)

Continue lendo...
Higiene Bucal

  A boca é composta por dentes, gengivas e língua. Uma higiene bucal completa precisa alcançar todos esses para mant&(...)

Continue lendo...
Invisalign: Sorriso perfeito, sem contratempos

Se você precisa de correção ortodôntica e não quer utilizar os aparelhos convencionais, que usam bráquetes (...)

Continue lendo...

Herpes simples

 

Um problema muito frequente e que causa grande incomodo, principalmente entre os jovens, é o herpes simples. Ele é uma doença infecciosa causada pelo vírus HSV-1 que acomete pessoas de todas as idades e provoca o aparecimento de vesículas (bolha) na gengiva, faringe, língua e lábios.

Geralmente o herpes aparece quando o portador do vírus passa por alguma doença que baixa sua imunidade, como a gripe, ou ainda por fatores emocionais como o stress e depressão. Isso acontece porque depois de instalado no organismo o vírus fica alojado nas terminações nervosas, e frente a estes fatores ele reaparece. Antes dos sinais aparecerem, a pessoa que tem a doença apresenta alguns sintomas, cujos sinais são irritação local, coceira, ardência e vermelhidão da pele no local afetado. Após este período surgem as pápulas avermelhadas (bolinhas) que rapidamente se transformam em vesículas (bolhas) pequenas e agrupadas, com o decorrer dos dias estas lesões se tornam crostas rasas e amareladas, sendo que o processo infeccioso termina por volta de 7 a 14 dias sem deixar cicatrizes.

A transmissão do vírus HSV-1 acontece através do contato direto como: beijo, ato sexual, utensílios domésticos (mais raramente) e pelas gotículas aéreas de saliva quando nós falamos ou tossimos. É bom saber que o líquido das bolhas é altamente contagioso, por isso não é recomendável esfregar as mãos nas bolhas e levá-las a outros locais (por exemplo, nariz e olho), pois irão disseminar a doença para estes locais.

Mesmo não tendo cura definitiva, você deve procurar o dentista ou médico assim que os sinais começarem a aparecer, pois eles te instruirão quanto às medidas necessárias a serem tomadas, na tentativa tratar a lesão antes do seu aparecimento, ou para que a resolução da crise seja mais rápida.

 

por Ágatha Bezerra